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Temos 5 bilhões de pessoas usando as redes sociais!

  • Foto do escritor: Mayra Motta Advogados
    Mayra Motta Advogados
  • 10 de abr.
  • 2 min de leitura

Publicidade Digital e Proteção de Dados Pessoais. A principal notícia do Relatório Global Digital de 2024, publicado pela We Are Social e a Meltwater, é o número alarmante de 5 bilhões de usuários ativos nas redes sociais.

Os brasileiros ocupam o segundo lugar em termos de tempo diário online, com a média de 9 horas e 13 minutos por dia no uso da Internet.

Para 2025, segundo o Relatório Global Digital 2025, as principais tendências são:

  • O impulso acelerado da IA

  • Como as pessoas descobrirão marcas e produtos em 2025

  • A escala impressionante do vídeo móvel

  • Tendências inesperadas nos números do TikTok

  • A evolução das compras on-line

  • Gastos com publicidade

  • O uso das plataformas sociais

No Brasil, o Relatório Global Digital 2025, apresenta os seguintes números sobre o uso de dispositivos e serviços conectados:

  • Um total de 217 milhões de conexões móveis celulares estavam ativas no Brasil no início de 2025, com esse número equivalente a 102% da população total. Algumas destas conexões podem incluir apenas serviços como voz e SMS, e outras podem não incluir acesso à Internet.

  • Havia 183 milhões de pessoas usando a Internet no Brasil no início de 2025, quando a penetração on-line era de 86,2%.

  • O Brasil tinha 144 milhões de usuários de redes sociais em janeiro de 2025, o que equivale a 67,8% da população total.

Usuários do Instagram no Brasil em 2025

  • Os números publicados pela Meta indicam que o Instagram tinha 141 milhões de usuários no Brasil no início de 2025, o equivalente a 66,2% da população total no início do ano.

  • Os dados publicados nas ferramentas de anúncios indicam que 83,5% dos adultos com 18 anos ou mais no Brasil usavam o Instagram no início de 2025.

  • O alcance dos anúncios do Instagram no Brasil no início de 2025 era equivalente a 76,8% da base local de usuários de internet (independentemente da idade).

  • No início de 2025, 57,8% do público adulto de anúncios do Instagram no Brasil era do sexo feminino, enquanto 42,2% eram do sexo masculino.

  • O alcance potencial de anúncios do Instagram no Brasil aumentou em 6,10 milhões (+4,5%) entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025.


A publicidade digital tem se tornado cada vez mais estratégica para produtos digitais, considerando a observância à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei n.º 13.709/2018), com destaque para a hipótese em que os dados pessoais tenham sido tornados públicos pelo próprio titular, por exemplo, aqueles postados em redes sociais.

Nestes casos, dados pessoais postados pelo próprio titular poderão ser tratados sem o consentimento do titular, desde que haja uma base legal para tratamento e sejam observados todos os direitos dos titulares e princípios estabelecidos na LGPD, bem como outras regulamentações setoriais, como o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, além de ser necessário transparência ao tratamento de dados e às finalidades, vedado o uso para finalidade discriminatória.

Dúvidas ou esclarecimentos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais em campanhas de marketing e nas redes sociais, escreva para jurídico@mmcorporatelaw.com.br!

 
 
 

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