GOVERNANÇA CORPORATIVA
A Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento entre os sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas, ou, em inglês, stakeholders. (Fonte: IBGC).
A estruturação de uma Agenda Positiva de Governança Corporativa para os principais líderes das organizações, sócios, acionistas, conselheiros e executivos é elaborada com base em seis pilares: (i) ética e integridade; (ii) diversidade e inclusão; (iii) ambiental e social; (iv) inovação e transformação; (v) transparência e prestação de contas; e (vi) conselhos do futuro.
Através da definição de competências, habilidades, expertises e outras características profissionais e pessoais, são definidos os conselheiros que atuarão na estrutura de Governança – Conselho de Administração, Conselho Consultivo, Conselho Fiscal e Conselho de Família, mediante a composição do respectivo órgão, membros, regimento interno, papéis e responsabilidades.
O escopo da Agenda Positiva de Governança Corporativa é estabelecer uma cultura organizacional e o modelo de gestão empresarial, baseados no valor institucional da empresa ou da organização.
Dentre os principais benefícios estão o impacto positivo na reputação da empresa no mercado, entre os fornecedores, concorrentes, clientes, parceiros e investidores, em âmbito nacional e internacional, gerando maior confiança e engajamento, transparência e prestação de contas (Accountability), e conformidade com a legislação, fisco, órgãos regulatórios, dentre outros.
A Agenda ESG tem sido tema fundamental nos conselhos de administração seguindo as políticas de sustentabilidade dos negócios e do planeta, em consonância com o novo drive global das políticas públicas, governos e empresas nacionais e estrangeiras.