Buscar
  • Mayra Motta Advogados

Pilares do Programa de Integridade para StartUps & ScaleUps

O que é Governança Corporativa?


Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas, incluindo as Startups e as ScaleUps, são dirigidas, monitoras e incentivadas, envolvendo relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. (Fonte IBGC)


O escopo de um Programa de Integridade é bem claro: implementar a cultura organizacional, o modelo de gestão empresarial e os valores institucionais da empresa.

Alguns dos benefícios podem ser destacados: impacta positivamente na reputação da empresa, confere confiabilidade aos investidores e stakeholders da cadeia e, certamente, eficiência para o modelo operacional, com resultados financeiros previsíveis e transparentes. (Accountability)


Para cada empresa deverá ser construído um Programa de Integridade próprio, de acordo com os 5 pilares que conferem a solidez da Governança Corporativa:


1º. O comprometimento e apoio da alta direção;

2º. A criação da Instância Responsável por sua implementação e gestão;

3º. A análise de perfil e riscos do negócio quanto às suas principais ameaças;

4º. Regras e Instrumentos em Políticas internas e externas;

5º. Monitoramento Contínuo.


O Programa de Integridade para as empresas vem ganhando importância especialmente para as StartUps e ScaleUps devido as exigências dos investidores, seja por conferir maior segurança jurídica nos investimentos realizados, seja por conferir maior controle na prestação de contas por suas investidas.


Para conhecer mais sobre acesse: CGU. Programa de Integridade-Diretrizes para empresas privadas.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo