top of page
  • mayra348

Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto

No Empreendedorismo e no ecossistema das Startups, cada vez mais será indispensável por parte do(a) empreendedor(a), o conhecimento e a relevância no mercado sobre os “Negócios de Impacto“ e “Investimentos de Impacto”.


Oriundos do setor público, do setor privado e/ou da sociedade civil, os investimentos de impacto tem um objetivo em comum: promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios com impacto socioambiental e financeiro positivo, de forma sustentável, no cenário nacional.


O tema que já é amplamente conhecido por fundos e gestores de investimentos de impacto internacionais, se tornou mais atrativo no Brasil após a publicação do Decreto n. 9.977, de 19 de agosto de 2019, que regulamentou expressamente a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto.


Com o peso de ser elevada ao âmbito de uma política pública nacional, podendo ser replicada aos Estados e Munícipios, a normativa destinada aos negócios de impacto, confere um cenário muito atrativo para ampliar a oferta de capital para negócios de impacto, por meio da mobilização de recursos públicos e privados destinados ao investimento e ao financiamento de produtos e serviços que impactam positivamente os Direitos Humanos (social) e/ou protegem o meio ambiente (ambiental).



No próximo post, abordaremos os 5 passos que auxiliam as empresas alinharem suas estratégias, mensurar e administrar um dos 17 ODS que mais impactará o seu negócio no âmbito social, ambiental e financeiro.


Nossa área de Inovações e Startups permanece à disposição para esclarecimentos sobre este e outros temas de interesse de seus clientes e parceiros.

Posts recentes

Ver tudo

Agenda 2030 & ESG

Agenda 2030 & ESG: Modelo Econômico de Desenvolvimento Sustentável para o Setor Empresarial. No último dia 28/09, a convite das bancas jurídicas Rueda & Rueda Advogados e @marianacarvalhoadvogados, ti

bottom of page