Buscar
  • mayra348

Atualizações Tributárias Produtos farmacêuticos e de perfumaria - PIS/COFINS

Os produtos farmacêuticos, de perfumaria, higiene pessoal e toucador tem sistemática de tributação diferenciada pelas contribuições do PIS e da COFINS.

Isto porque a Lei nº 10.147/2000 introduziu a tributação em uma só fase para os produtos listados na legislação, de forma concentrada na indústria ou no importador, os quais são os responsáveis pelo recolhimento das contribuições, desonerando o distribuidor e a farmácia.

Isso quer dizer que o distribuidor e a farmácia não precisam recolher PIS e COFINS?

Depende.

Necessário IDENTIFICAR os produtos que estão sujeitos à tributação monofásica para evitar o pagamento desnecessário de PIS e COFINS. Para outros produtos não listados na legislação, a tributação é normal. Caso a empresa seja optante do Simples Nacional, necessário SEGREGAR as receitas dos produtos monofásicos antes de fazer a apuração dos tributos.

Então, pode ser que a sua distribuidora ou a sua farmácia tenha pago PIS e COFINS a maior?

É possível, sim. Nesse caso, necessário AVALIAR as operações de venda de todos os produtos e a sua correta classificação fiscal, nos últimos 5 anos, de forma a apurar os valores pagos indevidamente e elaborar pedido administrativo para a devolução ou compensação com outros tributos.

Nossa área de Direito Tributário permanece à disposição para esclarecimentos sobre este e outros temas de interesse de seus clientes e parceiros.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LGPD & Medical Devices

ANVISA publica Guia n.38/2020 sobre as melhores práticas com relação a princípios gerais e cibersegurança em dispositivos médicos. O Guia n. 38/2020 – versão 1, de 14/09/2020 , traz uma ampla abordage