top of page
  • Mayra Motta Advogados

ABNT PR 2030

Recentemente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - PR 2030- Ambiental, Social e Governança (ESG) - Conceitos, diretrizes e modo de avaliação e direcionamento para as Organizações, publicada em Dezembro/2022, estabeleceu, com base em regulações, normas, frameworks e compromissos globais , os temas e critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), dentre os quais servirão como um guia para as Organizações integrarem ações práticas voltadas ao modelo econômico de Desenvolvimento Sustentável.


De acordo com a ABNT PR 2030/2022, ESG é definido como um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança a serem considerados na avaliação de riscos, oportunidades e respectivos impactos, com o objetivo de nortear atividades, negócios e investimentos sustentáveis.


A norma técnica é de enorme relevância para o Brasil, tendo em vista que traz o alinhamento dos principais conceitos e princípios ESG, aplicáveis a todos os tipos de organizações, empresas públicas ou privadas, entidades governamentais e organizações sem fins lucrativos, independentemente do seu porte e do setor de atividade.


Importante destacar que, para o sucesso da Jornada ESG, as Organizações precisarão ir além da conformidade com as regulações locais, e adotarem ações práticas sociais, ambientais e de governança para atender as necessidades de todos os Stakeholders, passando a considerar as Partes Interessadas como um todo, ou seja, os trabalhadores, os clientes, os fornecedores e as comunidades em que operam, além dos acionistas (Shareholders).


O Comportamento Empresarial Responsável tem sido impulsionado pela Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas que servem como uma verdadeira “bussola” não só para a gestão adequada de riscos ESG e mitigação dos impactos negativos, mas também como oportunidades para as Empresas impactarem positivamente a Sociedade e o Planeta.


De acordo com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável-(CEBDS), "Visão 2050”, esta será a década de implementação dos ODS: “ O caminho será trilhado até 2030 para alcançar o Brasil que queremos em 2050”.

Posts recentes

Ver tudo

Participação no podcast "DisrupTalks"

No dia 16 de abril, fui convidada a participar do podcast DisrupTalks, ao lado de Lilian Natal, em um episódio muito interessante sobre inovação e investimentos de impacto na descarbonização da econom

コメント


bottom of page